Desafios do Jornalismo de Moda - Entrevista Beatriz Siqueira - PUC - Rio de Janeiro
- Lourenzo Blogueiro
- 9 de nov. de 2022
- 3 min de leitura
Olás meus lindos leitores, bem vindo a blogosfera Lourenziana! É com muita satisfação que hoje trago um conteúdo tão relevante e de muito aprendizado para todos nós.
O Lourenzo aqui recebe inúmeras mensagens semanalmente via Direct lá no Instagram @meninolourenzo, são elogios, Feedbacks, parcerias e etc. Fico tão feliz com o retorno de tanta gente que admira e respeita o meu trabalho.
Recentemente um dos convites que mais me chamou a atenção na minha caixa de mensagem foi da querida e gentil Beatriz Siqueira que reside no Rio de Janeiro e cursa graduação em Jornalismo. Ela me enviou uma mensagem tão saudosa afim de conhecer um pouco mais da minha ascensão profissional no Jornalismo de Moda.
Trouxe o questionário completo dessa jovem aqui para contribuir de fora geral com questionamentos e dúvidas frequentes. Desde já estou honrado com participação no seu trabalho universitário Beatriz.
Sou Lourenzo, Jornalista de Moda e Influêncier Digital , moro em Minas Gerais e atuo há três anos no mercado.
(Acervo Profissional Lourenzo - Programa Podcast - Podfashion)
Vamos lá! Desafios do Jornalismo de Moda - Entrevista por Beatriz Siqueira
B.S: Em que momento você quis ser jornalista de moda?
Lourenzo: Querida Beatriz, uma honra responder e sanar tuas dúvidas. Eu início minha graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte há três anos e até então a comunicação e habilidades na área eram meus objetivos principais. Sem plano de carreira, almejava apenas a formação, o jornalismo de moda veio um tempo depois quando precisei trancar meu curso. Já já lhe conto.
B.S: Na época que se inseriu nessa área, encontrou alguma dificuldade?
Lourenzo: Eu me insiro na área por acaso e por certo "time" auto de data. Sou blogueiro raíz, sabe? Daqueles que tem blog. Daí surgem meus primeiros artigos de pesquisa de moda para entregar para os meus leitores mensalmente. A minha maior dificuldade se deu para assimilar que minhas matérias eram relevantes e precisariam ser publicadas em outros veículos de comunicação. A partir daí recebo o primeiro convite do Jornal Portal Antenados para ser colunista e publico mais de quinze artigos sobre moda, estilo e lifestyle.
(Acervo Pessoal Lourenzo - Estudo Jornalismo)
B.S: Se sim, atualmente, você acha que melhorou as informações?
Lourenzo: Sim, acredito sim Beatriz. Sou a 4° geração do Jornalismo. Sou, somos da era do Webjornalismo. Temos informações visuais e instantâneas que bombardeiam nosso dia-a-dia. De certa forma o universo da moda se dissemina de forma democrática e com mais proximidade. Acho uma grande vantagem dessa era.
B.S: Como tá o mercado de trabalho no momento nessa área?
Lourenzo: O mercado da moda é competitivo e exige alta performance e muitas habilidades profissionais. Um dos grandes desafios que vejo é a geolocalização, existem polos da moda no Brasil e no mundo, isso é um fato. No meu contexto profissional estou fazendo meu próprio caminho e criando uma narrativa autêntica na área.
B.S: Quais as tendências para essa área no momento?
Lourenzo: As tendências são construídas de tempos em tempos, seguindo demandas do público e do mercado no geral. Vejo a importância de conteúdos construídos em diversos formatos no contexto Webjornalistico por exemplo. Eu tenho um programa semanal transmitido pelo Youtube. O Podfashion ele é um programa de entretenimento e entrevistas sobre moda e comportamento, tem sido um sucesso regional. Sou o Jornalista/apresentador âncora e entrego Jornalismo de Moda nos tempos atuais, com comunicação e proximidade. É muito interessante e inovador. Aceitação de público eu diria.
(Acervo Profissional Lourenzo - Escritório e Minas Trend 2022)
B.S: A última pergunta, qual dica daria para o futuro profissional que quer se inserir nessa área?
Lourenzo: Essa é ótima, Bia! Ainda me faço essa pergunta, sou jovem e ainda tenho desafios na área. Posso contribuir dizendo para acreditar no que se faz com muita energia. É preciso ser autoridade no assunto e ter múltiplas habilidades da escrita a comunicação oral e não verbal, tudo precisa ser coerente. Faça suas próprias experiências e se faça estágios em empresas de comunicação de moda, no mais as oportunidades vão surgindo e você vai pegá-las no tempo certo. É tudo isso, acredite.
Muito obrigado Beatriz, adorei essa entrevista. Em algum momento estarei em terras cariocas e espero que possamos marcar um café. Sucesso na sua jornada.
Beijos do Lourenzo! 😍
Comments