top of page

O sub-mundo das toalhas brancas

  • Foto do escritor: Lourenzo Blogueiro
    Lourenzo Blogueiro
  • 20 de nov. de 2023
  • 3 min de leitura

Olá nobre leitor, é uma honra ter você por aqui. Tu és maior de idade? Se sim continue a acessar.


Minhas escrevivências estão ativas, afoitas e sendentas por sua leitura. Venho recebendo tantas mensagens saudosas sobre meus artigos neste blog, obrigado de verdade.


Este texto é especial, ele é sensível, ele foi pensado em todas as suas linhas. Ele é sobre vivências e percepções pessoais, ele é uma explosão de gatilhos imersivos.


Fui a 1° VEZ A UMA SAUNA GAY. Hoje em dia, as saunas são negócios e centros de entretenimento para toda a comunidade de todas as idades. Tem saunas com shows, música, bares, e todo tipo de serviço.



Entre os prazeres mais ou menos privados de alguns gays encontram-se as saunas. Locais onde com privacidade quase absoluta se consegue ter... descanso.


Como senti a exclusão e o a liberdade do tesão em um só lugar?


Este texto é para nós, nós homens gays, ele é para nós jovens gays de um sub-mundo pouquíssimo acessado. O mundo LGBTQIP+ é uma complexidade cheia de subjetivos, cada um de nós somos um mundo e uma individualidade nos carrega.


Vou descrever um conto gay pela primeira vez, mas ele é mais educativo do que subversivo, relaxem. Talvez seja bom você preparar café e cigarro. Há uns dias atrás fui convidado para ir a uma Sauna Gay, é isso mesmo.


Como funciona uma sauna gay?


Via de regra, a sauna tem espaços mais escuros pra galera… hm, se conhecer, vamos dizer assim. Pode ter também piscina, hidromassagem, corredores nos quais você pode perambular até encontrar alguém que te interesse. Muito parecido com uma balada, de verdade, mas com menos música, bem menos gente bêbada e menos ainda roupa.


Uma ambiente que ainda divide opinião e carrega estigma de muitos preconceitos, há quem goste e há aquele que repudiam


Ao longo das décadas de 1950, 1960 e 1970, com o ressurgimento deste tipo de casas de banho, as saunas gays eram consideradas espaços seguros para pessoas não-heterossexuais. Na década de 1970, foram marcadamente locais de risco para a contração do vírus HIV. Apesar de raras, existem saunas lésbicas e queer.


Ao criar uma coragem para aceitar o convite emoções mistas me vieram na mente, mas eu sempre busco experiências novas para continuar construindo uma bagagem rica de vida, afinal eu sou um escritor e jornalista em vida.


Amo bares, restaurantes, galerias de artes, ambientes naturais e muito muito mais. São lugares que aprendi a gostar, mas são tão poucos os ambientes LGBTQIP+ que frequento, eu diria que até por falta de acesso fácil, e um pouco de preconceito enraizado nas minhas construções de senso comum. Preciso quebrar isso, foi uma das razões pela quão decidi ir a uma SAUNA GAY.


Estar ali naquele ambiente fora da minha realidade me fez pensar tantas coisas. Chegando lá, recepção, guarda volumes para deixar os pertences, e a disposição uma toalha e chinelo a disposição.


Isso mesmo, as regras dizem semi-nu tu entras, um gatilho sobre seu próprio corpo e outros corpos. Cômodos de luzes baixas, que mal era possível enxergar rostos e vez ou outra apenas silhuetas.


Se esbarra com homens de todos os perfis e de idade (maioridade), muitos misteriosos e discretos e às vezes intocáveis. É preciso ler os sinais sutis dos flertes. Uma oportunidade nunca perdida pelos mais experientes.


Ser gay e ser preto ali em um ambiente marjoritariamente branco é tão excludente e cruel, é como acessar a rejeição do teu corpo por escolha rasa. Eu sinto que preciso falar sobre isso aqui também.


Estar ali é um misto de liberdade, com batalhas internas sobre vontade de ser você mesmo, se jogar e se fechar para o mundo. É uma escolha, uma série delas.


Não se deve dizer ao íntimo tudo que aquelas luzes baixas viram, por bom senso e privacidade, mas algo alí é sobre como existe tanta energia e vibração alta da viver sensações.


Por fim este texto tem como ponto reflexo não criticar ambiente como este a SAUNA, mas trazer luz sobre a adolescência tardia que nós gay vivemos, com pouco acolhimento a nossa sexualidade e desejo, vez ou outra expostos a vulnerabilidade e riscos a saúde por satisfação mal resolvidas.


O mundo gay ainda continua a repetir padrões de comportamento normativos e heterossexual, priorizando corpos e libertinagem, ocultando preliminares. A crítica está no comportamento ali, na maneira como conduzem e se organizam.


Leia o artigo sobre CUIDADOS PARA SE TER EM UMA SAUNA: https://dezanove.pt/162215.html


Desejo saber a sua opinião sobre este assunto. Gostou deste artigo? Vamos conversar?


Abraço do escritor e jornalista Lourenzo .



Comments


FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon

STAY UPDATED

POPULAR POSTS

TAGS

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White YouTube Icon

© 2023 by Annie Branson. Proudly created with Wix.com

bottom of page